Life Time

A minha rotina de cuidados com a pele

Usando ou não diariamente muito ou, quase nenhuma maquilhagem, é inevitável que ao longo do dia a pele do nosso rosto, total e inevitavelmente exposta, absorva todo e qualquer tipo de poluição e sujidade. Embora alguma mais visível do que outra, todas comprometem a nossa saúde e por isso é muito importante que nos preocupemos mais do que habitualmente achamos o bastante.

Manter a nossa pele saudável só acarreta benefícios e, ao contrário do que possa fazer-se parecer, não leva mais do que dez minutos diários. Basta, então, que comecemos e acabemos o nosso dia da mesma maneira: com uma rotina prática mas completa de cuidados específicos para a pele do nosso rosto.

Devemos, pois:

  1. Limpar, através de um gel de limpeza capaz de retirar as impurezas e o excesso de oleosidade, proporcionando, assim, uma limpeza mais profunda e eficiente
  2. Tonificar, através de um tónico capaz de refinar os poros, eliminar as toxinas, reequilibrar o Ph e preparar a pele para os produtos que vai, então, receber (de forma a absorve-los melhor)
  3. Hidratar, através de um creme hidratante capaz de ajudar a proteger a pele da poluição, do envelhecimento precoce, do aparecimento de manchas e da perda de humidade

Se de manhã, convém, ainda, finalizar com algum protetor solar (seja qual for a estação do ano, para prevenir o aparecimento de vários problemas de pele aos raios solares associados), à noite, a única diferença prende-se com a possibilidade de se ter usado maquilhagem. Nesse caso, torna-se, pois, crucial usar uma toalha desmaquilhante previamente humedecida com água morna. Depois, basta que, antes da habitual sequência de passos, se lave todo o rosto (começando pelos olhos e pela boca) com espuma de limpeza e água micelar de forma a garantir-se que não restam quaisquer produtos. Através das micelas, garante-se um maior e mais prático poder desmaquilhante que em nada compromete o equilíbrio fisiológico da pele.

Para complementar e potenciar a eficácia deste hábito, podemos e devemos ainda fazer semanalmente (de forma a respeitar o tempo da pele e impedir o seu ressecamento) uma esfoliação e uma máscara de hidratação. Com a primeira, desobstruímos os poros, removemos todas as células mortas e estimulamos a circulação, renovando e rejuvenescendo a pele. Já a segunda destaca-se pela intensidade com que atua; graças à sua alta concentração de ingredientes ativos, garante uma nutrição mais profunda e mais prolongada, notória a olho nu quase que instantaneamente.

Bebendo muita água e mantendo uma alimentação saudável e equilibrada, é certo que nada pode falhar!

Também podes gostar!